mitos sobre acupuntura

Acupunctura – 5 mitos sobre esta medicina alternativa

 

Embora a acupuctura seja bastante popular, algumas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre essa forma de medicina alternativa. Os mais céticos acreditam que este tratamento não-convencional funcione apenas no âmbito psicológico dos pacientes.

A acupunctura está presente na cultura oriental há mais de quatro mil anos, e é um dos pilares da sabedoria de diversos povos. No ocidente, ainda existem muitos mitos sobre essa arte curativa, vejamos agora os mais comuns.

 

Mitos sobre Acupunctura

Fazer acupunctura dói – esse é um dos grandes mitos a respeito dessa terapia e também um dos motivos que afasta as pessoas. Entretanto, segundo os especialistas, as agulhas usadas para a prática da acupunctura são praticamente indolores. Muito finas, com a espessura de dois fios de cabelo, causam apenas uma pequena sensação quando são aplicadas, mas a dor, além de ínfima, é apenas momentânea.

A acupuctura vicia – essa é outra crença sem sentido, já que não existe nenhuma relação entre sua prática e algum tipo de vício. Algumas pessoas usam a acupunctura

frequentemente, buscando mais saúde e qualidade de vida, e por se sentirem bem, seguem com o uso.

O efeito da acupunctura é psicológico – essa tese é muito comum entre aqueles que desdenham do poder curativo da acupuntura. Atribuir a melhoria do estado físico apenas aos fatores psicológicos é pensar de forma simplista. Na verdade, o efeito psicológico está em todo tipo de tratamento, inclusive nos feitos com remédios convencionais, portanto, esse é mais um mito que cerca a acupunctura.

As agulhas são reutilizadas – um dos grandes temores das pessoas é que as agulhas sejam reutilizadas na acupunctura, e esse é outro grande mito. Os profissionais que fazem a aplicação das agulhas usam apenas agulhas novas e esterilizadas, ainda em suas embalagens originais. Portanto, não há nenhum tipo de risco para os pacientes.

As agulhas injetam alguma substância na pele – esse é um mito originado pelo imaginário das pessoas que desconhecem a acupunctura. Não há nenhuma substância que seja injetada no paciente durante uma sessão de acupunctura. O efeito da técnica é causado pela estimulação de terminações nervosas da pele, e não por qualquer outra substância.

É importante ressaltar que a acupunctura é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como uma forma de medicina alternativa, o que traz ainda mais segurança para os usuários.

Desmistificar a acupunctura e conhecer mais sobre ela é o primeiro passo para experimentar o tratamento, que pode colaborar para a melhoria da qualidade de vida e para o alívio e prevenção de muitas doenças.

Post Your Comment Here

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *