medicamentos homepaticos

Os Medicamentos Homeopáticos Funcionam?

Quando o assunto é homeopatia não há meio termo. As pessoas se dividem em dois grandes grupos: o das pessoas que defendem seu uso, e outro, contrário, que afirmam que os remédios homeopáticos são totalmente ineficientes.

A discussão está na origem e no processo de manipulação dos medicamentos homeopáticos. Para que sejam produzidos, uma porção do princípio ativo é diluída centenas de vezes, até que praticamente não haja mais a substância no líquido.

Segundo os homeopatas, o contato do princípio ativo com a água transmite a ela suas capacidades curativas, não sendo necessária, portanto, uma grande concentração, já que em uma dose muito pequena o efeito seria o mesmo.

Por que os medicamentos homeopáticos funcionam?

Segundo estudos recentes, feitos em pessoas que passaram por um período de recuperação pós-operatório, o efeito prático dos medicamentos homeopáticos é o mesmo de quem toma placebo. remedios-homeopaticosPlacebo são pílulas sem nenhum princípio ativo, e que, em tese, não fazem efeito.

No mesmo estudo, no entanto, as pessoas que tomavam o medicamento homeopático tiveram uma melhoria no seu quadro clínico, se comparados com aqueles que não ingeriram nenhum tipo de medicamento.

Conclui-se então, que o fato de tomar o medicamento homeopático estimula o cérebro, de alguma forma, a buscar por si só a auto regeneração, e esse é o grande trunfo dos medicamentos homeopáticos.

O reconhecimento da homeopatia

Outra comprovação de que os remédios homeopáticos funcionam é o grande número de adeptos desse tipo de medicina alternativa. Órgãos oficiais de saúde de diversos países reconhecem a prática da homeopatia e alguns, até o recomendam como auxiliar da alopatia, o tratamento convencional com uso de remédios.

A homeopatia é indicada em qualquer caso de doença, entretanto, para as pessoas que apresentam reações alérgicas ou que não podem ingerir outros medicamentos, ela é uma alternativa extremamente viável, embora controversa.

Enquanto novos estudos conclusivos não forem realizados, a dúvida continuará pairando no ar, e ao mesmo tempo, milhares de pessoas continuarão fazendo uso dos medicamentos homeopáticos, e segundo elas, continuarão usufruindo dos seus benefícios.

Post Your Comment Here

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *